Inspeção e Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias

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George Rangel
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Inspeção e Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias

Mensagem por George Rangel » 24 Abr 2015, 08:57

Autor: Telma Sofia dos Santos Silva (Silva, T. S. S.)

Orientador: Dra. Simona Fontu

Instituição: Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade de Lisboa
Departamento: Estruturas e Geotecnia
Cidade: Lisboa
Ano: 2012

Resumo:
A presente dissertação pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de apoio às ações de inspeção e reabilitação das vias ferroviárias balastradas em serviço, através da criação de uma Ficha de Inspeção Visual Detalhada, com o intuito de reunir toda a informação necessária para a constituição de uma base de dados fidedigna e realista, permitindo corretas tomadas de decisão por parte das entidades competentes. A modernização de uma rede ferroviária implica a realização de várias intervenções nas linhas existentes, entre estas, incluem-se as campanhas de inspeção e as obras de reabilitação da plataforma existente e dos elementos que constituem a superestrutura. É objetivo das campanhas de inspeções visuais e da monitorização da via, detetar irregularidades e falhas na via atempadamente, i.e., as inspeções sistemáticas promovem a correta prevenção. Perante o nível de gravidade, essas falhas devem ser mantidas abaixo dos valores limites prédefinidos pelas normas existentes (limite de ação imediata; limite de intervenção; limite de alerta), ou até mesmo suprimidas. Neste sentido, devem ser traçados planos de manutenção, de modo a impossibilitar o agravamento das falhas e evitando ações de reabilitação ou renovação que representem custos elevados e de difícil previsão. As técnicas RAMS (Reliability, Availability, Maintainability and Safety) têm sido extensivamente aplicadas no campo da gestão de manutenção de infraestruturas ferroviárias, pois permitem a previsão de falhas a partir da observação de dados operacionais. Após a reabilitação pretende-se que a via-férrea responda adequadamente às novas exigências, relacionadas com o aumento das cargas máximas por eixo, com o aumento do volume de tráfego e com a necessidade de permitir a circulação a velocidades adequadas. De forma simplista, a reabilitação tem por missão maximizar a disponibilidade da infraestrutura com elevados níveis de segurança e qualidade a um custo otimizado. A reabilitação baseia-se assim num conjunto de ações programadas de modo a minimizar a probabilidade de ocorrência de avarias dos equipamentos e sistemas, bem como conhecer o seu estado de fiabilidade.

Abstract:
The main purpose of the present dissertation is to contribute to the development of a methodology to support the inspection and rehabilitation of ballasted rail tracks in service, through the creation of a Detailed Visual Inspection Form, in order to gather all the necessary information to create a reliable and realistic database, allowing correct decisions by the experts. The modernization of a railway network requires the implementation of various interventions on existing lines, among them are included the inspection campaigns and the rehabilitation of track substructure and superstructure. It is the main goal of the visual inspections and railway track monitoring, to detect irregularities and flaws as well as their evolution in time. Thus, the systematic inspections promote proper prevention. According to their severity levels, the failures must be controlled or repaired in order to remain under pre-defined limits, such as immediate action limit, intervention limit and alert threshold. Therefore, maintenance actions should be plan, in order to prevent the increasing of failures and to avoid significant rehabilitation actions, that usually require high costs and are difficult to predict. The RAMS (Reliability, Availability, Maintainability and Safety) techniques have been extensively applied in the field of maintenance management of rail infrastructure for prediction of failures based on the observation of operational data. It is intended that after rehabilitation, the track responds adequately to the new requirements related to the increase of the maximum axle loads, maximum speed and volume of traffic. In simple terms, the rehabilitation mission is to maximize the availability of infrastructure with high safety and quality levels and at optimized cost. The rehabilitation consists in a number of actions planned to minimize the probability of failure of equipment and systems, and to gather information on the reliability of the track.
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