Materiais Elásticos como Elementos de Proteção em Vias Balastradas

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George Rangel
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Materiais Elásticos como Elementos de Proteção em Vias Balastradas

Mensagem por George Rangel » 21 Dez 2014, 16:37

Autor: Pedro Lisboa Guedelha (Guedelha, P. L.)

Orientadores: Armando do Carmo Martins; Paulo Pinto; Luísa Ferreira Cardoso Teles Fortes

Instituição: Instituto Superior De Engenharia De Lisboa
Departamento: Área Departamental de Engenharia Civil
Cidade: Lisboa
Ano: Dezembro/2012
GUEDELHA - 2012.pdf
Resumo:
Nas últimas décadas o transporte ferroviário sofreu inúmeras alterações, devido às crescentes exigências impostas ao sector e à necessidade de o tornar num sistema de transporte mais competitivo, podendo assim rivalizar com os seus principais concorrentes, os transportes aéreos e rodoviários. Essas alterações, passam por, inovações à via balastrada nomeadamente, com a introdução de novos materiais, como sejam, por exemplo, os materiais elásticos, como complemento aos componentes da via tradicional, associados a métodos construtivos inovadores ou melhorados. Assim sendo, no presente estudo pretende-se dar uma visão do estado de desenvolvimento deste tipo de soluções relacionando-as com novas formas de olhar o projeto ferroviário, sendo certo que hoje em dia é fundamental não só dar ênfase às fases de dimensionamento e execução, mas também às fases de manutenção e renovação, através de processos mais criteriosos e transparentes, nos quais a análise RAMS (Reliability, Availability, Maintainability and Safety) e LCC (Life-Cycle Cost) se assumem como cruciais para enfrentar os desafios futuros.

Abstract:
In recent decades the rail transport suffered countless changes, due to the increasing demands on the sector and the need to make this transportation system more competitive, to compete with its main competitors, air and road transport. These changes are innovations in ballasted track with the introduction of new materials, such as, for example, elastic materials, to complement traditionally track components, associated with innovative and better construction methods. Therefore, this study aims to provide an overview of the state of development of such solutions relating them to new ways of looking at the rail project, nowadays it is essential to emphasize not only the phases of design and construction, but also the maintenance and renovation phases, through more judicious and transparent processes, in which the analysis of the LCC (Life-Cycle Cost) and RAMS (Reliability, Availability, Maintainability and Safety) are likely to be crucial to meet future challenges.
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