Optimização de Recursos na Construção de Linhas de Caminhos de Ferro

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Manuela
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Optimização de Recursos na Construção de Linhas de Caminhos de Ferro

Mensagem por Manuela » 08 Set 2016, 16:35

Autor: FILIPE AMOUROUS AGUIAR SILVA

Orientadores: Eng.º Armando Martins e Eng.º Francisco Asseiceiro.

Instituição: INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA
Departamento: Área Departamental de Engenharia Civil
Ano:2012

RESUMO:
Os Caminhos de Ferro representam um conjunto de abordagens quase
ilimitadas, nestes termos, o tema proposto – “A optimização de recursos na
construção de linhas de Caminhos de Ferro”, incidirá particularmente sobre a
optimização dos recursos: i) materiais; ii) mão-de-obra; iii) equipamentos, afectos
à construção da via e da catenária.
O presente estudo pretende traçar um encadeamento lógico e intuitivo que
permita manter um fio condutor ao longo do todo o seu desenvolvimento, razão
pela qual, a sequência dos objectivos apresentados constitui um caminho que
permitirá abrir sucessivas janelas de conhecimento.
O conhecimento da via e da catenária, a compreensão da forma como os
trabalhos interagem com os factores externos e a experiência na utilização das
ferramentas de planeamento e gestão, são qualidades que conduzem
certamente a bons resultados quando nos referimos à necessidade de optimizar
os recursos na construção da via e da catenária.
A transmissão e reciprocidade da informação, entre as fases de elaboração de
propostas e de execução da obra, representam um recurso que pode conduzir a
ganhos de produtividade. A coordenação é outro factor determinante na
concretização dos objectivos de optimização dos recursos, que se efectua, quer
internamente, quer exteriormente.
A optimização de recursos na construção da via e da catenária representa o
desafio permanente das empresas de construção do sector ferroviário. É neste
pressuposto que investem na formação e especialização da sua mão-de-obra e
na renovação tecnológica dos seus equipamentos.
A optimização dos materiais requer aproximações distintas para o caso da via e
para o caso da catenária, assim como, os equipamentos e a mão-de-obra não
podem ser desligados, pois não funcionam autonomamente, no entanto a
respectiva optimização obedece a pressupostos diferentes.
Palavras-chave: Caminhos-de-ferro, via-férrea, catenária, optimização,
materiais, equipamentos, mão-de-obra, planeamento.

ABSTRACT:
When speaking of railways we mean a variety of nearly unlimited approaches
and therefore the issue now being presented “The optimisation of resources in
railway building”, will mainly focus on the optimization of materials, labour and
equipment assigned to track laying and erection of overhead lines.
The purpose of this document is to set logic and intuitive chaining making it
possible to abide by a story line all along its development stages and that is why
the sequence of goals becomes a path to opening a series of windows on
knowledge.
Track and overhead line equipment knowledge and understanding how work
interact with outside factors coupled with experience in using planning and
management tools are assets leading unquestionably to good achievements.
Indeed, that is what is meant by the need to optimize resources in railway
building and overhead line erection.
Transmitting and sharing knowledge from bidding to execution of work is also a
way to achieve productivity gains. Likewise, coordination is determining when it
comes to optimise recourses, either in-house, or outside the company.
Optimising resources in railway building and overhead line erection is a
permanent challenge railway contractors are faced with and this is why investing
in staff training and upskilling and in state-of-the-art technology becomes a top
priority.
As for materials, optimisation requires distinct approaches for track and overhead
line erection. Likewise, equipment and labour cannot go uncoupled, for they do
not work on their own. Yet, optimisation conforms to different criteria.
Keywords: Railways, track, overhead lines, optimisation, materials, equipment,
labour, planning.
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