Uma contribuição metodológica ao atendimento emergencial em ferrovias

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George Rangel
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Uma contribuição metodológica ao atendimento emergencial em ferrovias

Mensagem por George Rangel » 12 Mar 2015, 10:14

Autor: Guilherme Vilela Ribeiro (Ribeiro, G. V.)

Orientador: Prof. Dr. Amir Mattar Valente

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento: Engenharia Civil
Cidade: Florianópolis
Ano: 2011

Resumo:
Esta dissertação de mestrado consiste na proposição de procedimentos de atendimento de ocorrências emergenciais em ferrovias, representados por meio de fluxogramas de seqüenciamento lógico das rotinas de atendimento. O objetivo principal foi o desenvolvimento de uma contribuição metodológica ao atendimento de ocorrências emergenciais em ferrovias. O quadro conceitual versou sobre os principais assuntos relacionados ao tema do trabalho: modal ferroviário no Brasil, segurança ferroviária, transporte de produtos perigosos e Planos de Atendimento Emergencial. A vertente empírica da pesquisa contou com a coleta e análise de dados e informações documentais e entrevistas com profissionais da administração de empresas ferroviárias e de atendimento emergencial em instituições públicas e privadas de natureza não ferroviária. São enumerados os agentes internos de uma empresa ferroviária, os agentes externos de apoio, os recursos materiais necessários para realizar atendimento emergencial em ferrovias e, tendo em vista a proposta de contribuição metodológica, são descritos e detalhados os procedimentos de atendimento, seguidos pela representação dos mesmos através de fluxogramas.

Abstract:
This dissertation consists in proposing procedures for emergency care of occurrences in railroads, represented by flowcharts, logical sequencing of routine care. The main objective was to develop a methodological contribution to the care of emergency incidents on railways. The conceptual framework elaborated on key issues related to the theme: railroad in Brazil, railway safety, transportation of dangerous goods and Plans Emergency Service. The empirical research included the collection and analysis of data and information and interviews with professionals in the management of railway companies and emergency service at public and private non-railway. Listed are the internal agents of a railway company, outsiders support, material resources required to perform emergency service on railroads and in view of the proposed methodological contribution, are described and detailed procedures for attendance, followed by the representation of same through flowcharts.
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