Estudo da sensibilidade dos parâmetros de dimensionamento de uma via férrea submetida às deformações verticais

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George Rangel
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Estudo da sensibilidade dos parâmetros de dimensionamento de uma via férrea submetida às deformações verticais

Mensagem por George Rangel » 11 Dez 2014, 16:35

Autor: Luiz Fernando de Melo Correia (Correia, L. F. M.)

Orientador: Prof. Dr. Cássio Eduardo Lima de Paiva

Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Departamento: Engenharia Civil
Cidade: Campinas
Ano: 2007
Correia - 2007.pdf
Resumo:
O estudo da interação dos componentes da via permanente é fundamental para um projeto ferroviário adequado, como também tem grande importância para criar procedimentos de manutenção da via baseados em predições sob um modelo de desempenho adequado. Para o conhecimento dessas interações, pela necessidade de um grande número de combinações, é de vital importância a utilização de um modelo computacional para dimensionamento das suas camadas, no caso o programa FERROVIA 1.0. Foi desenvolvido um estudo crítico do programa FERROVIA 1.0 e suas variáveis foram caracterizadas através de valores observados em literatura. Após caracterização inicial foi realizado um estudo de sensibilidade comparativo entre essas variáveis e a indicação de comportamento significativo ou não na situação de uma via férrea deformada por carga de roda conhecida. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado um programa estatístico com a finalidade de encontrar a correlação dos elementos. Pretende-se, pois, lançar no programa FERROVIA 1.0 e, posteriormente, em programa estatístico cerca de duas mil, cento e oitenta e sete combinações. Os dados que serão utilizados nessas correlações correspondem a valores referenciais dos elementos usados na prática da engenharia ferroviária.

Abstract:
The study of the interaction of the components of the permanent way it is basic for adequate a railroad project, as also it has great importance to create procedures of maintenance of the way based in predictions under a model of adequate performance. For the knowledge of these interactions, for the necessity of a great number of combinations, it is of vital importance the use of a computational model for sizing of its layers, in the case the program FERROVIA 1.0. A critical study of the program was developed FERROVIA 1.0 and its variable had been characterized through values observed in literature. After initial characterization was carried through a comparative study of sensitivity between these variable and the indication of significant behavior or not in the situation of a railway deformed by load of known wheel. For the development of the study a statistical program with the purpose was used to find the correlation of the elements. It is intended, therefore, to launch in the program FERROVIA 1.0 and, later, in statistical program about two a thousand, one hundred and eighty and seven combinations. The data that will be used in these correlations correspond the normal values of the used elements in the practical one of railroad engineering.
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