Modos de falha dos componentes da via permanente ferroviária e seus efeitos no meio ambiente

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Modos de falha dos componentes da via permanente ferroviária e seus efeitos no meio ambiente

Mensagem por George Rangel » 04 Dez 2014, 18:32

Autor: Marcelo do Vale Coimbra (Coimbra, M. V.)

Orientador: Maria Cristina Fogliatti de Sinay, Marcelo Prado Sucena

Instituição: Instituto Militar de Engenharia
Departamento: Engenharia de Transportes
Cidade: Rio de Janeiro
Ano: 2008
Coimbra - 2008.pdf
Resumo:
A expansão da estrutura ferroviária brasileira conseguida após o processo de concessão vem proporcionando importantes ganhos de produtividade às diversas empresas de transporte de carga que atuam no setor. Com isso, essas estão conquistando destaque dado à importância de seus serviços na cadeia logística do país. No que tange o setor ferroviário de transporte urbano de passageiros, houve em anos recentes um crescimento substancial e significativamente superior ao valor médio verificado em anos anteriores. Este crescimento na produção do transporte submete a Via Permanente a maiores solicitações, o que contribui para acelerar a degradação dos componentes que a constitui, sendo imprescindível a sua manutenção. Esta atividade, além de evitar o colapso, assegura o nível de serviço desejado e garante maior vida útil dos equipamentos. A exigência de níveis de serviço cada vez mais altos leva o setor de transporte a buscar a melhoria contínua dos serviços oferecidos, de forma a apresentar atributos como confiabilidade e segurança, além de garantir o crescimento da produção calcada nos preceitos do transporte sustentável. Para isto é necessário reavaliar questões técnicas de manutenção buscando novas metodologias. Entre as técnicas contemporâneas de análise de falha, a Failure Mode, Effects and Criticality Analysis1 (FMECA), incorporada a Reliability Centered Maintenance2 (RCM), revela-se uma ferramenta bastante útil para realizar a análise sistemática dos componentes de um determinado sistema, e avaliar a maneira pela qual eles falham em cumprir suas funções e os efeitos na segurança, na operação, na economia e no meio ambiente. Esta dissertação tem por objetivo apresentar um procedimento que proporciona a visão sistêmica de modos de falha de uma Via Permanente tipo, associando-os aos efeitos negativos sobre o meio ambiente. Para alcançar este objetivo a técnica FMECA será adaptada e aplicada em um estudo de caso utilizando-se o subsistema Via Permanente, servindo de subsídio para uma das etapas de implantação da RCM como processo de manutenção da Via Permanente.

Abstract:
The expansion of the Brazilian railway infrastructure, achieved after the concession process has been providing important gains of productivity to several cargo transportation companies acting in the sector. With this, they are being highlighted due to the importance of their services in the logistic chain in the country. About the railway sector for urban passenger transportation, in the last years there have been substantial growth, and significantly higher than the average seen in previous years. This growth in the transport production leads the Track Structure to higher requests, which accelerates its components’ degradation, being essential its maintenance. This activity, more than preventing collapse, provide the desired level of service and ensures greater lifetime of equipment. The requirement of higher levels of service leads the transportation sector to seek continuous improvement of the offered services in order to present attributes as reliability and security, and ensure the growth of production based in the precepts of sustainable transportation. For this, reassess technical issues of maintenance seeking new methodologies is needed. Among the contemporary techniques of failure analysis, the Failure Modes, Effects and Criticality Analysis (FMECA), incorporated the Reliability Centered Maintenance (RCM), it is a very useful tool for the systematic analysis of the components of a given system, and evaluate the way they fail in accomplish their duties, and their impacts on safety, operation, economy and environment. This work aims to present a procedure that provides the systemic vision of the Track Structure failure modes, linking them to the negative effects on environment. To achieve this goal the FMECA technique will be adapted and applied in a case study using the Track Structure, and a subsidy for one of the stages of implementation of the RCM as a process of railway maintenance.
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