GERENCIAMENTO DA CONFIABILIDADE EM PROJETOS DE MATERIAL RODANTE FERROVIÁRIO

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Manuela
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GERENCIAMENTO DA CONFIABILIDADE EM PROJETOS DE MATERIAL RODANTE FERROVIÁRIO

Mensagem por Manuela » 08 Set 2016, 16:15

Autor: ALEXANDRE FACINI DOS SANTOS.

Orientador: Prof. Dr. Gilberto Francisco Martha de Souza

Instituição: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Departamento: Engenharia de Projeto e Fabricação
Cidade: São Paulo
Ano: 2007.

RESUMO:
É cada vez maior a demanda pela eficiência dos sistemas ferroviários. A
confiabilidade do material rodante é um dos fatores de desempenho mais
importantes para a eficiência global dos trens de passageiros. Para que índices
satisfatórios de confiabilidade, disponibilidade, mantenabilidade e segurança
(CDMS) sejam alcançados, deve-se considerar esses fatores desde a elaboração da
especificação técnica do material rodante até a operação da frota, incluindo projeto,
fabricação, testes, comissionamento e garantia. No presente trabalho foram
pesquisados os principais requisitos, normas e boas práticas empregadas na
indústria ferroviária mundial para o gerenciamento da confiabilidade em projetos de
material rodante, levando-se em conta os aspectos práticos e científicos. Para isso,
foram inicialmente apresentadas algumas especificidades do setor ferroviário assim
como alguns dos principais tipos de veículos ferroviários e seus sistemas, para que
se tenha uma visão geral do contexto em que o trabalho está inserido. Em relação
ao gerenciamento de CDMS propriamente dito, são mencionadas as principais
tarefas a serem realizadas, de acordo com as referências consultadas. Foi dada uma
atenção especial às especificações técnicas de CDMS, levando-se em conta a
classificação das falhas e a determinação de parâmetros contratuais. Também foram
abordados os aspectos teóricos e práticos das principais ferramentas e métodos de
análise de CDMS empregados, tais como alocação de metas, predição de
confiabilidade, diagrama de blocos, FMECA, FTA, monitoramento da confiabilidade
em campo, etc.
Palavras-chave: Confiabilidade. Material Rodante. Trem de Passageiros. Projeto.
Gerenciamento. Ferrovia. Predição.

ABSTRACT:

Demand for efficiency in railway systems is increasing through the years. Rolling
stock reliability is one of the most important performance factors for the global
efficiency of passenger trains. To attain satisfactory reliability, availability,
maintainability and safety (RAMS) figures, these factors must be considered from the
elaboration of rolling stock technical specifications up to the operation of the fleet,
including design, manufacturing, tests, commissioning and warranty. In the present
work a research on main requirements, standards and good practices applied in
worldwide railway industry for managing reliability in rolling stock designs was carried
out, taking into account practical and scientific aspects. Some specificities of railway
industry as well as some of the main railway vehicles types and related systems were
presented, so that one can have an overview of the context where this work is
inserted. Related to RAMS management, the main tasks to be done are presented,
according to the references. Special attention was paid to RAMS technical
specifications, considering failure classifications and determination of contractual
parameters. The theoretical and practical aspects of the main tools and analysis
methods of RAMS applied to the rolling stock design, such as apportionment of
targets, reliability predictions, reliability block diagrams, FMECA, FTA, monitoring of
field reliability, etc., were also covered.
Keywords: Reliability. Rolling Stock. Passengers Train. Design. Management.
Railway. Reliability Prediction.
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