Método expedito de análise de novos traçados de ferrovias para o transporte de cargas

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Manuela
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Método expedito de análise de novos traçados de ferrovias para o transporte de cargas

Mensagem por Manuela » 08 Set 2016, 15:53

Autor:MONIQUE MARTINS GOMES

Orientador:Prof. Dr. João Alexandre Widmer

Instituição:Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
Departamento:Planejamento e Operações de Sistemas de Transportes.
Cidade:SÃO CARLOS
Ano:2011

Resumo:
Gomes, M. M. (2011). Método expedito de análise de novos traçados de ferrovias para o
transporte de cargas. São Carlos, 2011, 191p. Dissertação (Mestrado) – Escola de
Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Os investimentos no setor ferroviário brasileiro desde o processo de privatização das
ferrovias trouxeram um expressivo crescimento ao setor, evidenciado principalmente pelo
aumento do volume de cargas transportadas. Entretanto, a capacidade de processamento
dos trens tem sido comprometida pela imposição de limites operacionais de velocidades,
decorrentes principalmente do aumento do desgaste da via permanente em função da
intensificação do tráfego na malha ferroviária e das restrições das características
geométricas da via construída no final do século XIX. Nesse contexto e diante das
perspectivas de crescimento do setor na próxima década, o objetivo desta dissertação é
investigar a validade da hipótese de que a construção de uma nova via, com melhores
padrões de projeto e maior capacidade no transporte de cargas, é uma alternativa mais
atraente em relação à recuperação e modernização de uma ferrovia existente. O processo
de investigação consiste em um método expedito de comparação de cenários através de um
modelo de custos generalizado. Neste método, as características planimétricas da nova
ferrovia são obtidas pela geração de um conjunto de vetores por inspeção visual no software
Google Earth, posteriormente tratados em uma plataforma de desenho assistido por
computador (CAD). As características altimétricas da ferrovia são estabelecidas pela
associação da geometria da via em planta com os dados altimétricos obtidos do modelo
digital de terreno proposto pelo SRTM, através de um método computacional de cálculo dos
gradientes da via. A partir dessas informações são estimados os volumes de movimentação
de terra associados a cada cenário estabelecido. Como aplicação prática, apresenta-se a
análise para um trecho de cerca de 200km de um dos principais corredores de exportação
do país entre as cidades de Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto, no Estado de São
Paulo, sob concessão da empresa América Latina Logística S.A. Os resultados da
investigação permitem inferir que, apesar das limitações impostas pela técnica de
modelagem utilizada, o custo total de implantação de uma nova ferrovia supera em apenas
4,3% o custo total de reforma e retificação do traçado antigo, mostrando-se como uma
alternativa atraente do ponto de vista econômico, técnico e ambiental.

Palavras- chave: ferrovias, capacidade ferroviária, SRTM, transporte ferroviário, modelo de
custos generalizado.

Abstract:
Gomes, M. M. (2011). Method expeditious of analysis of new routes of railway for freight
transportation. São Carlos, 2011, 191p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de
São Carlos, Universidade de São Paulo.

Investments in the Brazilian railway sector since the privatization of the railways brought a
significant growth to the sector, notable primarily by the increase of cargo volume
transported. However, the processing capacity of the trains has been compromised by the
restriction of operation speed limits, due mainly to the increased wear of the railway
superstructure with the traffic increase and the geometric restriction of the track built in the
late 90thcentury. In this context and given the sector's growth prospects over the next
decade, the goal of this research is to investigate the validity of the hypothesis that the
construction of a railroad with new improved design standards and greater capacity, is a
more attractive alternative than the repair and modernization of an existing railway. The
research process consists of an expedite method of scenarios comparison through a
generalized cost model. The planimetry features of the new railway are obtained by
generating a set of vectors by visual inspection using the Google Earth software, which are
fed into a computer aided design (CAD). The altimetrics characteristics of track are set by the
association of the horizontal track geometry platform with the elevation data obtained from
the digital terrain model proposed by SRTM, using a computational method to calculate the
gradient of the track. Earthwork volumes are calculated for each scenario based on this date.
As a practical application, it presents an analysis of a segment of approximately 200km
between the cities of Santa Fe do Sul and São José do Rio Preto, São Paulo, operated by
America Latina Logística S.A. The results of research may imply that, despite the limitations
imposed by the modeling technique show that, the total cost of deployment of a new railway
exceeds in only 4.3% the total cost of rectification and reform of the old track, and therefore
constitutes an attractive alternative from the economical, technical and environmental point
of view.

Keywords: railway, railway capacity, SRTM, rail, general cost model.
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