ANÁLISE DINÂMICA DE PONTES FERROVIÁRIAS: UMA METODOLOGIA SIMPLIFICADA

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Manuela
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ANÁLISE DINÂMICA DE PONTES FERROVIÁRIAS: UMA METODOLOGIA SIMPLIFICADA

Mensagem por Manuela » 08 Set 2016, 15:38

Autor:POLLYANA GIL CUNHA

Orientador:Prof. Dr. Carlos Eduardo de Nigro Mazzilli

Instituição:Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Departamento:Engenharia de Estruturas
Cidade:São Paulo
Ano:2011

RESUMO:
CUNHA, P.G. Análise dinâmica de pontes ferroviárias: uma metodologia simplificada, 2011. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2011. Este trabalho trata do problema das vibrações induzidas em estruturas de concreto de pontes ferroviárias, produzidas pela passagem da composição de um TUE (Trem Unidade Elétrico) típico. Partiu-se de um modelo do veículo com nove graus de liberdade, referentes aos deslocamentos verticais e rotações em torno dos eixos longitudinal e transversal, introduzindo-se os graus de liberdade de deslocamentos transversais horizontais e rotações em torno do eixo vertical. Foram calculados os carregamentos provenientes do trem modelado sobre tabuleiro rígido indeslocável, considerando as irregularidades geométricas apresentadas nos trilhos e nas rodas, sendo diferenciada para cada linha de trilho. Estes carregamentos foram condensados estaticamente e aplicados em um modelo estrutural simplificado (unifilar) de uma ponte de seção celular, visando a identificar a resposta dinâmica proveniente das irregularidades geométricas. Finalmente, avalia-se a amplificação dinâmica, a qual é comparada com o valor do coeficiente de impacto prescrito na norma brasileira para projeto de pontes ferroviárias. Palavra Chave: Dinâmica das Estruturas, Pontes Ferroviárias, Irregularidades Geométricas.

ABSTRACT:
CUNHA, P.G. Dynamic analysis of railway bridges: a simplified methodology, 2011. Dissertation (Master of Engineering) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2011. This dissertation discusses the problem of induced vibrations in concrete structures of railway bridges, produced by the passing of a typical composition of electric urban trains. It started from a vehicle model with nine degree-of-freedom, related to vertical displacements and rotations around the longitudinal and transverse axes, introducing the degrees-of-freedom of horizontal transverse displacements and rotations around the vertical axis. The train’s loads applied to the bridge deck were evaluated, assuming initially a rigid structure under the board, considering the geometric irregularities present in rails and wheels and different for each rail line. These loads were statically reduced to the vehicle center of mass and applied to a simplified bridge structural model, aiming at identifying the dynamic response due to geometric irregularities. Finally the dynamic amplification is evaluated and compared to the value of the impact coefficient prescribed by the Brazilian Standards for design of railway bridges. Keywords: Dynamics of Structures, Railway Bridges, Geometric Irregularities.
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