VALETrack

Aqui é permitido tópicos sobre softwares relativo a ferrovias, metrô etc
Regras do fórum
Todo e qualquer software publicado aqui deverá respeitar os direitos autorais do autor
Avatar do usuário
George Rangel
Mensagens: 147
Registrado em: 11 Out 2014, 10:56
Localização: São Simão/GO - Uberlândia/MG - Rio de Janeiro/RJ
Idade: 32
Contatar:
Status: Offline

VALETrack

Mensagem por George Rangel » 31 Ago 2016, 12:39

O VALETrack é uma ferramenta computacional desenvolvida em parceria entre a VALE e o IME. Seu objetivo é adoção de CAE (Computer Aided Engineering) para analisar o comportamento estrutural de pavimentos ferroviários submetidos às cargas dos vagões, auxiliando no dimensionamento dos trilhos, dormentes e camadas. O cálculo dos deslocamentos, tensões e esforços são realizados pelo MEF (Método dos Elementos Finitos).
Este programa permite definir a geometria do pavimento com suas diversas camadas, além das dimensões de trilhos e dormentes. Também são estabelecidas as propriedades dos materiais (aço, concreto/madeira e parâmetros do solo) e as características dos vagões para aplicação do carregamento. Como resultados, são disponibilizados gráficos XY e tridimensionais com valores de tensões e deslocamentos dos componentes do pavimento.

Autores:
- Gabriel de Carvalho Nascimento
- Antonio Carlos Rodrigues Guimarães
- José Carlos Filho
- Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos

Site do programa: http://www.elgayer.com.br/valetrack/index.html

- 1.3 (05/2016): Melhoria na formulação do modelo de resiliência. Foi disponibilizada a visualização da tensão de desvio e tensão confinante nas camadas definidas com material resiliente.

- 1.2 (05/2016): Revisão da formulação de modelo de resiliência para elementos finitos. Os resultados de deslocamento agora correspondem apenas à aplicação das cargas dos vagões, porém, os resultados de tensões correspondem a soma dos efeitos de peso próprio da estrutura e cargas dos vagões. Melhoria de performace.

- 1.1 (04/2016): Correção de pequenos bugs.

- 1.0 (03/2016): Versão inicial

Responder