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Emissões de gases do efeito estufa dos dormentes de ferrovia de madeira natural e de madeira plástica no brasil e na Ale

Enviado: 27 Ago 2015, 10:04
por George Rangel
Autor: Ana Claudia Nioac de Salles (Salles, A. C. N.)

Orientador: Luiz Pinguelli Rosa, Luiz Fernando Loureiro, Legey, Elen Beatriz Acordi, Vasques Pacheco

Instituição: COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Departamento: Planejamento Energético
Cidade: Rio de Janeiro
Ano: 2009

Resumo:
Esta tese apresenta uma análise das emissões de gases de efeito estufa dos dormentes de madeira natural e de madeira plástica, no Brasil e na Alemanha, com base nos seus ciclos de vida. A metodologia “Avaliação do Ciclo de Vida” foi utilizada com o propósito de realizar um balanço dos recursos consumidos ao longo de todo o processo produtivo dos dormentes, até a sua destinação final. Foram construídos vinte e quatro cenários para analisar o impacto de determinados parâmetros (como a vida útil), nas emissões atmosféricas durante o ciclo de vida dos dormentes, além de diferentes hipóteses (como a consideração ou não da madeira natural como uma matéria-prima carbono-neutro e alternativas de destinação final dos dormentes). Verificou-se que as emissões de gases de efeito estufa variam expressivamente em cada um dos cenários e, portanto, tais hipóteses devem ser levadas em consideração nos processos de tomada de decisão. Com efeito, em oito cenários para o Brasil e nove cenários para a Alemanha, a madeira plástica foi indicada como a matéria-prima com menor emissão de gases de efeito estufa para fabricação dos dormentes de ferrovia. A partir da Análise de Cenários foi possível também identificar a situação mais otimista e pessimista em termos de emissões de gases de efeito estufa.

Abstract:
This thesis presents an analysis of the greenhouse gases emissions of wood and plastic lumber railway sleepers, in Brazil and in Germany, based on their life cycle. The "Life Cycle Assessment" tool was used for the purpose of achieving a balance of the resources consumed throughout the sleepers’ production process until their final destination. Twenty-four scenarios were conceived to examine the impact of certain parameters (such as lifetime) in air emissions over the life cycle of the sleepers, as well as different assumptions (such as the consideration or not of the wood as a carbonneutral raw material and different final disposal solutions for the sleepers). It was observed that the emissions of greenhouse gases vary significantly according to the scenario and that these different assumptions must be taken into account in decision making processes. Indeed, in eight scenarios for Brazil and nine scenarios for Germany, the plastic lumber was identified as the raw material with the lowest emissions of greenhouse gases for the manufacturing of railway sleepers. From the Scenarios Analysis, it was also possible to identify the most optimistic and pessimistic scenarios in terms of greenhouse gases emissions.