Fundamentos teórico-experimentais da mecânica dos pavimentos ferroviários e esboço de um sistema de gerência aplicado à manutenção da via permanente

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George Rangel
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Fundamentos teórico-experimentais da mecânica dos pavimentos ferroviários e esboço de um sistema de gerência aplicado à manutenção da via permanente

Mensagem por George Rangel » 06 Nov 2014, 09:40

Autor: Luiz Francisco Muniz da Silva (Silva, L. F.)

Orientador: Motta L. M. G.

Instituição: Coordenação Dos Programas De Pós-Graduação De Engenharia Da Universidade Federal Do Rio De Janeiro (COPPE/UFRJ)
Departamento: Engenharia Civil
Cidade: Rio de Janeiro
Ano: Outubro/2002
Muniz - 2002.pdf
Resumo:
Uma nova abordagem para o entendimento do funcionamento do pavimento ferroviário é desenvolvida neste trabalho de pesquisa, à luz dos conceitos mais atuais da Mecânica dos Pavimentos. Baseando-se na resposta elástica da via à passagem dos trens, são propostos novos critérios de manutenção para a via permanente ferroviária. O trabalho abrangeu a aplicação prática da Mecânica dos Pavimentos através de dois casos, um ferroviário de transporte de passageiros e outro metroviário, onde foram realizados mais de cem ensaios de campo e mais de quinhentos ensaios de laboratório, alguns dos quais de forma pioneira no Brasil. Combinando os princípios conceituais da Mecânica dos Pavimentos e encaminhamentos utilizados nos casos de aplicação, formulou-se uma proposição para fundamentar um Sistema de Gerência de Manutenção de Pavimentos Ferroviários, incorporando a utilização dos mais modernos recursos tecnológicos atualmente disponíveis para avaliação da via permanente ferroviária.

Abstract:
A new approach for understanding railway pavement mechanisms based on modern Pavement Mechanics is presented. Taking into account elastic response of track under train loads, an innovative track maintenance methodology is proposed. Also, practical scope was emphasized in two real field situations where hundreds of field and laboratory tests were specially run for this research work.. Some of these tests were performed for the first time in Brazil. Based on both, Pavement Mechanics concepts and practical requirements, a basis for a new Railway Pavement Management System is proposed. Within this approach the most recent technology for assessment of the railway track was incorporated.
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