Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras

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George Rangel
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Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras

Mensagem por George Rangel » 24 Jun 2015, 10:15

Autor: JESNER SERENI ILDEFONSO (ILDEFONSO, J. S.)

Orientador: Prof. Dr. José Leomar Fernandes Jr.

Instituição: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo
Departamento: Transportes
Cidade: São Carlos
Ano: 2013

Resumo:
O sistema ferroviário brasileiro é constituído por uma malha de aproximadamente 30 mil quilômetros de ferrovias, nas quais percorrem mais de 2,9 mil locomotivas e 92 mil vagões, responsáveis pelo transporte de cerca 23% da carga do país; a matriz de transportes está distorcida, uma vez que nos países desenvolvidos esse modo responde por cerca de 40% da carga transportada. A manutenção de via permanente responde por 12% a 30% do custo de operação de uma via férrea e nas ferrovias brasileiras, esse gasto ficou em torno de 300 milhões de dólares no ano de 2000, evidenciando que simples melhorias no modo como as manutenções são realizadas, implicam em grande economia para o setor. Há basicamente três tipos de manutenções passíveis de serem executadas: manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva. Com o uso da gerência de vias férreas é possível determinar qual manutenção é a mais apropriada e quando se deve executá-la, de forma a utilizar os recursos financeiros disponíveis da melhor forma possível. O foco desta pesquisa está no estudo da via férrea com relação à geometria e à condição estrutural dos elementos da superestrutura e, para isso, são propostos métodos de gerência e índices de qualidade para ambos os casos.

Abstract:
The Brazilian railway system consists of a network of approximately 30,000 kilometers, which runs a fleet of more than 2,900 locomotives and 92,000 wagons, transporting approximately 23% of the load of the country, while in developed countries this mode accounts for about 40% of the cargo. The track maintenance accounts for 12% to 30% of the cost of operating and the cost was around $ 300 million in 2000 at railroads in Brazil, showing that simple improvements in the way maintenance are performed, imply great savings for the industry. There are basically three types of maintenance that can be performed: corrective maintenance, preventive maintenance and predictive maintenance. Using the management of railways is possible to determine which is most appropriate maintenance and when to run it in order to use the available resources in the best way possible. The main goal of this research is to study the rail with respect to geometry and structural condition of the elements of the superstructure and to this are proposed methods for management and quality indexes for both cases.
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