Página 1 de 1

Análise estrutural de via-férrea com recurso a um modelo numérico tridimensional.

Enviado: 08 Set 2016, 11:44
por Manuela
Autores: André Paixão e Eduardo Fortunato.


Resumo:
O actual panorama competitivo de sistemas de transporte e as crescentes exigências impostas à via-férrea, especialmente no que diz respeito a questões de segurança, de qualidade de operação e de aumento da eficiência do transporte ferroviário, têm contribuído inevitavelmente para a optimização dos sistemas que integram a infra-estrutura ferroviária. Desse ponto de vista e tendo em conta o presente paradigma de desenvolvimento sustentável, a optimização da concepção da via-férrea e a redução do custo do seu ciclo de vida apresentam-se como temas de grande relevância.
Nesse âmbito, a utilização de modelos numéricos de equilíbrio tridimensional pode contribuir para uma melhor compreensão do comportamento da via e, consequentemente, para a optimização do dimensionamento de soluções estruturais, relativamente às características mecânicas e geométricas a adoptar na substrutura.
O estudo agora desenvolvido concentra-se na modelação numérica tridimensional de diferentes soluções estruturais de via-férrea. Para tal, recorre-se a leis constitutivas lineares e não-lineares para representar o comportamento dos materiais da substrutura.
Apresentam-se alguns resultados relativos a tensões e deformações nas diversas camadas da substrutura e discute-se a adequação de distintas soluções estruturais.