SISTEMA DE GERÊNCIA DE PAVIMENTOS FERROVIÁRIOS COM ÊNFASE NA GEOMETRIA E DESGASTE DE TRILHOS

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Manuela
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SISTEMA DE GERÊNCIA DE PAVIMENTOS FERROVIÁRIOS COM ÊNFASE NA GEOMETRIA E DESGASTE DE TRILHOS

Mensagem por Manuela » 31 Ago 2016, 14:43

Autores: Fernando Sgavioli, Liedi Bernucci e Rosângela Motta.

XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Anpet.

RESUMO:
A gestão da infraestrutura ferroviária no Brasil tornou-se um desafio para as empresas concessionárias, pois
envolveu investimentos de bilhões de reais em 2014. Para aperfeiçoar e priorizar as atividades de manutenção em
termos de custo-benefício, de confiabilidade e de segurança, uma análise sistemática dos parâmetros e dos recursos
é requerida. Esta análise é possível por um Sistema de Gerência de Pavimentos Ferroviários (SGPF), modelo de
gestão não usual no Brasil. O SGPF é embasado em modelos elaborados para estimar a redução das condições
funcional e estrutural, por meio de fatores que provocam sua deterioração (como, por exemplo, idade, solicitações
de tráfego e fatores climáticos). Este trabalho apresenta um estudo da condição estrutural dos componentes da via
permanente ferroviária e como a variação desta condição afeta a geometria da via, implicando em piora da condição
funcional da mesma, empregando, para tanto, modelos de desempenho adequados às ferrovias brasileiras.

ABSTRACT:
The management of railway infrastructure in Brazil has become a challenge for companies involved because of
billions of dollars in 2014. To improve and prioritize maintenance activities in terms of cost-effectiveness,
reliability and safety, a systematic analysis of the parameters and resources is required. This analysis is possible
by a Rail Pavement Management System (SGPF), unusual management model in Brazil. The SGPF is grounded
in elaborate models to estimate the reduction of functional and structural conditions by means of factors which
cause deterioration (for example, age, traffic requests and climatic factors). This research shows the study of the
structural condition of track components and how the range of this condition can affects the track geometry,
resulting in worsening of the functional condition, using for that purpose, performance models appropriate to the
Brazilian railroads.
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