PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DA DEFLEXÃO DO PAVIMENTO FERROVIÁRIO

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Manuela
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PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DA DEFLEXÃO DO PAVIMENTO FERROVIÁRIO

Mensagem por Manuela » 31 Ago 2016, 14:40

Autores: George Wilton Albuquerque Rangel, Francisco Thiago Sacramento Aragão e Laura Maria Goretti da Motta.

XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Anpet.

RESUMO:
Este trabalho apresenta os fundamentos de uma metodologia em desenvolvimento para estimar a deflexão
elástica e a deformação permanente (recalque) do pavimento ferroviário. Propõe-se a realização de simulações
computacionais para identificar a influência de diferentes variáveis como a bitola, tipo de trilho, dormente e
módulo de resiliência das camadas no comportamento mecânico global da estrutura, o que permite, com o
resultado obtido em cada simulação, formar uma matriz correlacionando o grupo de variáveis parametrizadas e o
recalque ou a deflexão. A solução desta matriz permite a definição de uma equação genérica que pode ser
utilizada para estimar a deformação permanente ou a deflexão de determinado pavimento ferroviário entre
aqueles simulados ou outro similar. Apesar da necessidade de um esforço adicional de validação, que já está em
andamento pelos autores, este trabalho mostra as características das simulações realizadas e aponta para a
necessidade urgente da definição de novas metodologias baseadas em conceitos teóricos mais adequados do que
metodologias simplificadas existentes para a avaliação do comportamento mecânico da estrutura do pavimento
ferroviário. Espera-se que a versão final deste modelo sirva como uma ferramenta eficiente para a previsão do
comportamento mecânico do pavimento ferroviário, uma vez que resultados preliminares apontam para uma boa
convergência dos valores esperados para a deflexão.

ABSTRACT:
This work presents the theoretical definition of a new methodology under development to estimate the elastic
deflection and the permanent settlement of the railway track. According to the proposed methodology, should be
carried out computer simulations to identify the influence of different variables such as gauge, types of rails,
sleepers and the resilient modulus of the layers in the global mechanical behavior of the structure. With the result
obtained in each simulation one matrix is formed by correlating the parameterized variables group and the
respective settlement or deflection, whose solution enables the definition of a general equation that can be used
to estimate the permanent deformation or deflection of a particular track among those simulated or other similar.
Despite the requirement for additional validation, which is already under work by the authors, this study points
to the urgent necessity of new methodologies based on theoretical concepts more suitable than other existing
methodologies for assessing the mechanical behavior of the structure of railway track. It is expected that the final
version of this model will serve as an efficient tool for predicting the mechanical behavior of the railway
pavement, once preliminary results show a good convergence of expected values for the deflection.
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