CRITÉRIO DE CARACTERIZAÇÃO DE LINHA A PARTIR DE INSPEÇÃO ULTRASSÔNICA EM TRILHOS FERROVIÁRIOS ESTUDO DE CASO: LINHA 1 DO

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CRITÉRIO DE CARACTERIZAÇÃO DE LINHA A PARTIR DE INSPEÇÃO ULTRASSÔNICA EM TRILHOS FERROVIÁRIOS ESTUDO DE CASO: LINHA 1 DO

Mensagem por Manuela » 31 Ago 2016, 14:38

Autores: Lucas Lopes Queiroga, Marcelo Franco Porto, Renata Maria Abrantes Baracho Porto e Nilson Tadeu Ramos Nunes.

XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Anpet.

RESUMO:
Trincas em trilhos ferroviários podem ocasionar descarrilamentos dos trens e ainda hoje é uma das principais
causas de acidentes nas ferrovias do Brasil. Este trabalho traz uma análise do método de inspeção ultrassônica em
trilhos ferroviários na detecção de defeitos internos nos trilhos. Foi realizada uma revisão bibliográfica a cerca da
superestrutura ferroviária, da engenharia de manutenção e do sistema de inspeção ultrassônica em trilhos. O estudo
foi feito a partir do serviço de inspeção periódica realizada por uma empresa terceirizada na linha 1 do metrô de
Belo Horizonte. Essas informações foram usadas como base para a elaboração de uma análise crítica da
importância do método de inspeção para a manutenção da via e avaliar a situação da linha comercial do metrô de
Belo Horizonte. Por fim, criou-se um critério de caracterização de linha ferroviária usando dados de inspeções
ultrassônicas, e posteriormente aplicou-se esse critério na linha 1 do metrô de Belo Horizonte. A análise mostrou
que o trecho entre a estação Horto Florestal e Santa Tereza da linha 1 concentra a maior parte dos defeitos
detectados pelas inspeções ultrassônicas realizadas no metrô de Belo Horizonte, caracterizando esse trecho como
um ponto crítico da linha e que deve ser monitorado mais assiduamente pelos técnicos de manutenção da via. Os
resultados obtidos com a aplicação do critério de caracterização evidenciaram os trechos que mais sofreram
medidas de manutenção mostrando similaridade com dados históricos de manutenção comprovando a eficácia do
método para detectar regiões vulneráveis a acidentes causados por trincas nos trilhos.

ABSTRACT:
Cracks in railroad tracks can cause derailments of trains and is still a major cause of accidents on the railways in
Brazil. This paper presents an analysis of the ultrasonic inspection method in railway tracks to detect internal
defects in rails. A literature review about the railway superstructure, engineering maintenance and ultrasonic
inspection system on rails was performed. The study was done from the regular inspection service by a third party
on Line 1 of the Belo Horizonte subway. This information was used as a basis for the development of a critical
analysis of the importance of the method for maintaining the track and assess the situation of the commercial line
of the Belo Horizonte subway. Finally, we created a railway line characterization criteria using data ultrasonic
inspections, and subsequently applied this criterion in line 1 of the Belo Horizonte subway. The analysis showed
that the stretch between the Horto Florestal station and Santa Tereza line 1 concentrates most of the defects detected
by ultrasonic inspections conducted in Belo Horizonte subway, featuring this passage as a critical point of the line
and that should be monitored more assiduously by track maintenance technicians. The results obtained with the
application of characterization criterion proved the effectiveness of the method.
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