ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CÁLCULO DE SUPERELEVAÇÃO FERROVIÁRIA EM TRANSPORTE DE CARGAS

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Manuela
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ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CÁLCULO DE SUPERELEVAÇÃO FERROVIÁRIA EM TRANSPORTE DE CARGAS

Mensagem por Manuela » 31 Ago 2016, 14:35

Autores: Izakiel Bruno Felício Paz e Francisco Heber Lacerda de Oliveira.

XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Anpet.

RESUMO:
As diferenças existentes entre transporte rodoviário e ferroviário se estendem desde o veículo de projeto aos
detalhes da geometria da via. No caso específico da definição da superelevação, as rodovias apresentam critérios
pouco rígidos quando comparados com a abrangência de significados, quesitos e restrições que a superelevação
ferroviária pode apresentar. Através da metodologia de revisão bibliográfica, tanto no contexto nacional quanto
no internacional, o presente trabalho visa elencar as definições básicas de superelevação ferroviária, apresentando
os conceitos de superelevação teórica e prática, estabelecendo os critérios de projeto que devem ser considerados
para o estabelecimento do valor final. Verifica-se que o estabelecimento da velocidade de cálculo é o fator chave
para a adoção de um valor satisfatório para superelevação ferroviária, sem relegar a importância das condições
operacionais da ferrovia e as dinâmicas de movimento desenvolvidas.

ABSTRACT:
The differences between roadway and railway begin from the design vehicle to the track geometry details. In the
specific case of the definition of superelevation, the roads have flexible criteria compared with the range of
meanings, questions and restrictions that the railway superelevation can present. Through the methodology of
bibliographic review, in national and international contex, this study aims to list the basic definitions of railway
superelevation, presenting the concepts of theoretical and practical superelevation, establishing design criteria that
should be considered for the establishment of his final value. It is verified that the establishment of the calculation
speed is the key factor for the adoption of a satisfactory value for rail superelevation without relegate the
importance of operating conditions of the railway and the development of motion dynamics.
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