APLICAÇÃO DE GEOGRELHA NO CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO DO LASTRO FERROVIÁRIO

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Manuela
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APLICAÇÃO DE GEOGRELHA NO CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO DO LASTRO FERROVIÁRIO

Mensagem por Manuela » 31 Ago 2016, 14:10

Autores: FERNANDO HENRIQUE PAIM DA SILVA e MIRTES CARON PERES RAMIRES; RODRIGO MALYSZ; CASSIANA ROBERTA LIZZONI MICHELIN; CAROLINE MOMOLI DE CARLI ROSENBACH.

44ª RAPv – REUNIÃO ANUAL DE PAVIMENTAÇÃO
E
18º ENACOR – ENCONTRO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA.

RESUMO:
A maior parte dos gastos durante o ciclo de vida de uma ferrovia é proveniente dos serviços de manutenção, sendo plausível que este valor atinja mais de 70% do custo total. Por isso, é de grande importância técnico-econômica buscar novas tecnologias para melhorar o pavimento ferroviário. Baseado nos novos paradigmas abordados na mecânica dos pavimentos, em que se tem uma visão sistêmica do pavimento ferroviário e não mais a divisão entre infra e superestrutura, realizou-se um estudo de campo nas linhas da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (TRENSURB). A TRENSURB foi criada em abril de 1980, para implantar e operar uma linha de trens urbanos no Eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre - RS e atualmente a empresa possui 39 km de linha férrea, dentre estes, 31,7 km de trecho em superfície. Portanto, este trabalho visou analisar a utilização de uma geogrelha extrudada no interior da camada do lastro com a finalidade de comparar o desempenho do material perante o sistema na função da redução da quebra do material do lastro e sua deflexão perante um trecho sem a utilização da geogrelha. Para isto, o trecho foi dividido em três segmentos, sendo o primeiro com a geogrelha aplicada, o segundo sem nenhuma intervenção e o terceiro somente com o lastro novo. Foram realizados ensaios de deflexão do pavimento ferroviário, caracterização física do solo, granulometria e de forma das partículas do lastro e microscopia eletrônica de varredura. Os valores obtidos foram comparados com as categorias estabelecidas pelas bibliografias técnicas internacionais. A partir do estudo realizado, a melhora obtida pela geogrelha na função de reduzir a quebra do material e aumentar o módulo de via foi de 11x e 37%, respectivamente. Os resultados alcançados neste trabalho irão auxiliar a TRENSURB em melhorar a qualidade da via permanente.
Palavras-chave: ferrovia, lastro, geogrelha.
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