FALHA DE UM DORMENTE DE CONCRETO POR DETERIORAÇÃO DA REGIÃO DE APOIO DOS TRILHOS - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

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Manuela
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FALHA DE UM DORMENTE DE CONCRETO POR DETERIORAÇÃO DA REGIÃO DE APOIO DOS TRILHOS - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Mensagem por Manuela » 31 Ago 2016, 13:56

Autores: Romerson Serejo Silva e Andrielli Morais De Oliveira.

XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Anpet.

RESUMO:
O dormente é elemento fundamental da via permanente na via ferroviária. Tradicionalmente o material utilizado
na fabricação desses dormentes é a madeira, contudo com a escassez deste material e por questões ambientais, a
indústria ferroviária busca um material alternativo. O concreto tem sido um material alternativo na fabricação de
dormentes, pois oferece boa resistência aos esforços dos trens e uma vida útil de 40 a 50 anos. Todavia existem
diversos mecanismos de falha em dormentes de concreto que podem levá-los a redução de sua vida útil ou mesmo
a necessidade de substituição, que é bastante onerosa. Este artigo de revisão da literatura tem como objetivo
apresentar as falhas e as consequências da deterioração na região do material no apoio dos trilhos (DRT) em
dormentes de concreto em vias ferroviárias.

ABSTRACT:
The sleeper is a fundamental element of the railway basic track. Traditionally, the material used in the fabrication
of the sleepers is the wood. However, the shortage of this material is pushing the railroad industry to find an
alternative material. The concrete has been widely accepted as an alternative sleeper material, for the reason of its
properties of resistance and its life cycle of 40 to 50 years. Nevertheless, concrete sleepers has a variety of failure
mechanisms that could lead to reduce its life cycle or even a necessity of substitute them, which is very expensive.
This literature review paper have the objective of present the failures and the consequences of the Rail Seat
Deterioration (RSD) on railway track Concrete Sleepers.
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