CARACTERIZAÇÃO DO LASTRO FERROVIÁRIO DEGRADADO VISANDO SEU EMPREGO EM CAMADA DE BASE DE PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS

Artigos científicos apresentados no Brasil
Regras do fórum
Apenas artigos científicos apresentados no Brasil
Manuela
Mensagens: 131
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:37
Idade: 24
Status: Offline

CARACTERIZAÇÃO DO LASTRO FERROVIÁRIO DEGRADADO VISANDO SEU EMPREGO EM CAMADA DE BASE DE PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS

Mensagem por Manuela » 31 Ago 2016, 13:42

Autores: Bárbara Elis P. Silva, Antônio Carlos R. Guimarães e Virlene Leite Silveira.

44ª Reunião Anual de Pavimentação e 18º Enacor.

RESUMO:
O presente trabalho apresenta a caracterização de um lastro degradado obtido após a operação de desguarnecimento de uma ferrovia da região Norte do país. O lastro é a primeira camada do pavimento ferroviário e é constituído de rochas britadas, tradicionalmente de forma angular. O material da pesquisa, por ser desguarnecido, é constituído de agregados graúdos e uma parcela de finos. Através de ensaios físicos e mecânicos foi possível conhecer o agregado graúdo e montar um traço de mistura solo – lastro utilizando um solo da mesma região de onde o lastro degradado foi coletado. O objetivo é trazer a conhecimento as características desse material degradado e fomentar a utilização do mesmo como material de base estabilizada granulometricamente. Fazendo uso de um solo dos arredores de onde o lastro degradado foi coletado, espera-se que o traço proposto neste trabalho possa ser utilizado como camada de base em pavimentos de baixo custo naquela região.Os resultados indicaram tratar-se de um material viável para aplicação em camadas de pavimentos.
Palavras-chave: lastro, ferrovia, agregado alternativo, pavimentação.

ABSTRACT:
This paper presents the characteristics of a degraded ballast obtained after stripping operation of a railroad in the North of the country. The ballast is the first layer of Railway Pavement and it consists of hard rocks and stones crushed traditionally angularly. The researched material, has been stripped from the railway so it consists of coarse aggregate and a fine portion. Through physical and mechanical tests it was possible to know the coarse aggregate and set up a soil mixture of trace - ballast using a soil of the same region where the degraded ballast was collected. The goal is to bring the knowledge the characteristics of this degraded material and encourage its use as a stabilized base material, making use of a soil from that region where the degraded ballast was collected, so that the stroke proposed in this paper can be used as a base layer in low-cost flooring in the region.
Key-words: ballast, railway, alternative aggregate, paving.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder