DISPOSITIVO DE MEDIÇÃO DE DESLOCAMENTOS EM VIA PERMANENTE PARA DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE VIA

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Manuela
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DISPOSITIVO DE MEDIÇÃO DE DESLOCAMENTOS EM VIA PERMANENTE PARA DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE VIA

Mensagem por Manuela » 31 Ago 2016, 11:45

Autores: Robson Costa, Edson Moura, Liedi Bernucci, Rosângela Motta, Arthur Teixeira e Fernando Sgavioli.

XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Anpet

RESUMO:
Em diversas ferrovias, de diferentes continentes, um parâmetro usado como indicador da resposta elástica e
qualidade da via permanente é o módulo de via (u), o qual requer a determinação de deslocamentos (deflexões)
em campo. Entretanto, diferentes são os dispositivos usados, além dos métodos de cálculo para se obtê-lo. O
presente trabalho tem o objetivo de mostrar um dispositivo de medição desenvolvido para registrar os
deslocamentos verticais ocasionados com a passagem dos trens, cujos dados podem, posteriormente, ser usados
no cálculo do módulo de via. Considerou-se o carregamento ocorrido em situação estática e dinâmica, com os
levantamentos sendo feitos sob o tráfego de trens em baixa e alta velocidade. Para demonstrar sua viabilidade, o
equipamento foi usado em medições de dois segmentos da Estrada de Ferro Carajás (EFC), em diferentes
condições de lastro e dormente. Os resultados apontaram que o dispositivo se mostrou eficaz na realização das
medições de deslocamentos e que há significativa influência do carregamento na forma dinâmica.

ABSTRACT:
In several railways, from different continents, a parameter used to estimate the elastic response and quality of the
railway is the track modulus (u), which requires the determination of displacements (deflections) in the field.
However, different devices are used, in addition to different calculation methods to obtain it. This paper aims to
show a measuring device designed to record the vertical displacements caused by the passage of trains. These
data can be used to calculate the track modulus. It was considered the static and dynamic loading condition, with
measurements done with train traffic at low and high speed. To demonstrate its viability, the equipment was used
in measurements of two segments of the Estrada de Ferro Carajás (EFC) under different ballast and sleeper
conditions. The results showed that the device was effective in performing the displacements´ measurements,
and that there is a significant influence of the dynamically loading.
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