Considerações Sobre a Previsão das Tensões Admissíveis Atuantes em Camadas Inferiores do Pavimento Ferroviário

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George Rangel
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Considerações Sobre a Previsão das Tensões Admissíveis Atuantes em Camadas Inferiores do Pavimento Ferroviário

Mensagem por George Rangel » 31 Ago 2016, 09:42

Autores: Antônio Carlos Rodrigues Guimarães e José Carlos Silva Filho;

REVISTA DO CEDS
Periódico do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da UNDB
N. 1 agosto/dezembro 2014 – Semestral
Disponível em: http://www.undb.edu.br/ceds/revistadoceds

RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo entre o procedimento usualmente empregado para cálculo das tensões admissíveis na fundação de um pavimento ferroviário – utilizando a equação de Heukelom – e uma nova abordagem teórica-experimental, desenvolvida a partir de ensaios triaxiais de cargas repetidas em solos tropicais empregados como camada de sublastro no pavimento da Estrada de Ferro de Carajás (EFC). Apresenta-se uma formulação analítica para tensão admissível em solos tropicais e mostram-se equações de previsão da deformação permanente e do módulo resiliente para três solos efetivamente ensaiados. As tensões atuantes foram comparadas com as tensões admissíveis dadas pela formulação tradicional (Heukelom) e desenvolvida neste trabalho.
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