Estudo comparativo entre métodos empíricos e mecanístico do dimensionamento de pavimento ferroviário.

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LFMelo
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Estudo comparativo entre métodos empíricos e mecanístico do dimensionamento de pavimento ferroviário.

Mensagem por LFMelo » 01 Jun 2015, 10:18

Autor(es): Mayssa Alves da Silva, Ana Carolina da Cruz Reis
Evento ou revista: ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Resumo: Durante muitos anos foram utilizados métodos de dimensionamento de pavimento dotados de empirismos (denominados empírico convencionais), com o passar dos anos, através do aprimoramento das técnicas de pavimentação foi apresentado o método mecanístico, que inclui vários parâmetros, que anteriormente não eram concebidos, mas que influenciam no dimensionamento do pavimento. No presente trabalho foi estudado o dimensionamento do pavimento de uma ferrovia hipotética, situada na região nordeste país, utilizando-se as formulações de Schramm como modelo do método empírico e simulação numérica através do software FERROVIA 3.0 como referência do método mecanístico, e comparou-se os resultados obtidos. A técnica convencional mostrou-se conservadora por utilizar como parâmetro o Índice de Suporte Califórnia – ISC originado de pesquisas específicas que não refletem a realidade brasileira. O método mecanístico apresentou-se inovador, pois considera dentre várias características, o Módulo Resiliente - MR dos materiais que irão compor o pavimento, melhor se aproximando das condições reais de campo.

Abstract: During many years were used methods of design pavement gifted empiricisms (called empirical-conventional), over the years, through the improvement of paving techniques was introduced the mechanistic method, which includes several parameters, that previously were not conceived, but that influence the design of the pavement. In this paper was studied the design of the pavement of a hypothetical railroad, located in the northeastern region country, using formulations Schramm as a model of the empirical method and numerical simulation by FERROVIA 3.0 software as reference mechanistic method was studied and compared the results obtained. The conventional technique proved to be conservative for using as parameter the Index of Support California – ISC originated from specific searches that do not reflect Brazilian reality. The mechanistic method presented is innovative as it considers of several features, the module Resilient - MR material that will compose the pavement, better approaching the real field conditions.
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